BLOG // NOVIDADES

STOP MOTION EM VÍDEO INSTITUCIONAL

  • 29 de setembro, 2016
 Acabamos de produzir um vídeo institucional para um cliente muito especial, a DIGA Distribuição e Logística, utilizando técnicas de animação e Stop Motion. Eu diria que é um approach quase que artesanal, tudo deve ser criado do zero: história, artes, imagens, movimento e sons. É muito mais trabalhoso do que um vídeo editado a partir de imagens captadas, mas o resultado é diferenciado e é percebido por todos. Tudo começa com uma idéia. A partir daí o roteiro é escrito. Depois de aprovado, partimos para a construção das cenas, ou seja, de que forma mostraremos aquilo que está sendo dito. O cliente queria algo com humor, com uma levada gauchesca, já que a DIGA atua dentro do território gaúcho, leve e de fácil entendimento. Como dito anteriormente, não dispomos de nenhuma imagem ou arte, tudo deve ser produzido. O mote do vídeo é: “Um dia na vida dos funcionários da DIGA.
Sobre o processo de produção:
Montamos um estúdio com fundo infinito verde (chroma-key) dentro da empresa para captar imagens dos funcionários dos diversos setores da empresa. As imagens nada mais são do que diversas posições, de cada funcionário, para mais tarde criar os movimentos e interações com as demais animações. Tradicionalmente o Stop Motion é criado a partir de fotografias. Nesse caso, para facilitar o processo e evitar surpresas, optamos por gravar em vídeo com resolução 4K e, a partir dali, extrair os keyframes necessários para o desenvolvimento das animações. A resolução 4K é próxima a de uma foto de alta qualidade. Com a velocidade certa de obturador, conseguimos extrair posições intermediárias de movimento com o mínimo de borrão possível.

A pós-produção inicia no software de edição, Final Cut Pro X, em uma timeline com resolução 4K. Neste estágio selecionamos as posições-chave de cada funcionário, conforme a ação descrita para cada um no roteiro. Cada posição tem uma duração prevista de 8 frames em média, que mais tarde poderá ser alterada no software After Effects, onde a animação ganhará vida.

As posições-chave de cada funcionário são exportadas em resolução 4K e compressão PRORES. No software Adobe After Effects as comps (compositions) são todas FHD (1920 x 1080), proporcionando uma infinidade de novos enquadramentos, afinal a resolucão de origem é 4 vezes maior que a de saída. A primeira etapa é separar as posições-chave e eliminar o fundo verde. Finalmente estamos prontos para iniciar o processo de animação dos funcionários, dos fundos e das demais artes que vão compor o filme final. Tudo isso é guiado pela locução, previamente gravada, que irá determinar o tempo de cada cena e cadência das animações.

Depois de animadas todas as cenas, os renders finais são abertos no Final Cut Pro para a montagem final junto com os efeitos sonoros, que aliás, são essenciais para dar vida ao filme, que ainda contará com uma trilha musical.

O resultado final e algumas imagens do processo de produção podem ser conferidas abaixo.

Abaixo o estúdio montado em uma das salas da empresa, onde foram captadas as imagens de todos os funcionários. Foi muito divertido, uma vez que pedíamos que fizessem de conta que estavam caminhando, bebendo chimarrão, apertando botões, digitando em computadores, rebatendo uma bola, nadando e outras loucuras sem que eles tivessem a menor idéia do que estava acontecendo.

img_6356

Uma das inúmeras cenas do filme. Esta animação tem aproximadamente 6 segundos, e envolve dezenas de camadas de animação, muitas das quais em resolução 4K.

screen-shot-2015-12-09-at-3-51-52-pm

Pra se ter noção da dificuldade do trabalho, abaixo temos 14 camadas de vídeo 4K, todos recortados e pre-compostos com as devidas posições-chaves cada um. Na próxima imagem vemos o fundo, animado, já inserido.

screen-shot-2015-12-09-at-4-06-17-pm

screen-shot-2015-12-09-at-4-08-18-pm

Curtiu? Compartilhe 

Comentários

 

Quem Somos

Produtora e Escola de Produção Audiovisual. Desde 1998 ajudando grandes marcas a contar histórias.

NOSSOS CURSOS

Quer ser um Youtuber? Aprender todos os macetes do After Effects? Produzir um curta metragem do roteiro à edição?